quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Workshop usa a arte para avaliar meio ambiente

(Divulgação: Secretaria Municipal de Comunicações)

Um grupo de 25 colaboradores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades de Limeira participou do workshop "Meu Ambiente e o Planeta", realizado nos dias 22 e 23 de agosto. A ação resulta de uma parceria entre a Oficina Cultural Carlos Gomes e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O objetivo foi capacitar agentes públicos com relação à questão ambiental de uma forma diferenciada, "buscando-se uma ação menos conceitual e mais reflexiva. A ferramenta utilizada para esta reflexão foi a arte", afirmou Cassiana Carradas de Salvi, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Limeira.

Representantes de outros grupos da sociedade participaram da iniciativa em Limeira, que teve duração de 12 horas. O workshop foi coordenado pela artista plástica e arte educadora Cléo Toledo, contratada pela Oficina Cultural para desenvolver as atividades. As secretarias municipais da Cultura e da Educação apoiaram a ação.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Alunos recebem orientação sobre responsabilidade ambiental em "Dia do Desafio do Lixo"

(Informações da Secretaria Municipal de Comunicações)

A ideia de conscientizar e esclarecer alunos de Limeira sobre os materiais recicláveis, descarte de lixo e da responsabilidade individual relacionada ao meio ambiente teve início no dia 25. O projeto "Dia do Desafio do Lixo" é realizado pelas Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Limeira.

A primeira escola municipal a receber o projeto foi a EMEIEF "Benedicta de Toledo", do Parque Hipólito. Em seguida participam as EMEIEFs "Professor José Justino Castilho", "Maria Aparecida Machado Junianelli – Dona Mariazinha", "Professora Maria Apparecida de Luca Moore" e "Major José Levy Sobrinho".

As atividades foram iniciadas dentro da escola com a bióloga Juliana Milaré Cabrini e a engenheira ambiental Roberta Dalfré, da Secretaria de Meio Ambiente.  As crianças foram orientadas sobre a reciclagem, os Ecopontos e a importância de se reaproveitar o material reciclável.

"Além de apresentarmos a importância da coleta de lixo, reforçamos a ideia de não jogar lixo no chão e da conscientização de se trabalhar em equipe para a preservação do meio ambiente", explicou Juliana.

As crianças também saíram a campo para demonstrar tudo o que aprenderam. Cerca de 60 crianças, todas da 4ª série do Ensino Fundamental, se dirigiram a uma área verde próxima à escola, arrecadando todo lixo dos arredores. 

"Antes eu jogava lixo no chão, agora, depois do que aprendi, nunca mais farei isso. O lixo não deve ser jogado em outros lugares e sim no lixo, tem que pegar sempre o que estiver no chão para preservar o planeta", disse o aluno Vitor Henrique da Fonseca Alves, de 10 anos.

Todo material recolhido foi depositado em uma caçamba para ser enviado e selecionado na ATT (Área de Transbordo e Triagem). O destino dos materiais recicláveis será a Cooperativa Cooperali, e dos materiais restantes, orgânicos, não recicláveis e materiais de construção, o Aterro Sanitário Municipal.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Limeirense leva prêmio com reportagem sobre sustentabilidade

Fonte: Estadão / Cedê Silva - Especial para o Estadão.edu

Os shows da banda COZero são inteiramente sustentáveis: a energia que abastece os instrumentos é gerada por Renan de Oliveira, ciclista oficial. Uma bicicleta conectada a geradores elétricos, criação do engenheiro José Carlos Armelin, baterista do quarteto (quinteto, com Renan), permite energia suficiente para o show com uma hora de pedaladas.

O baterista José Carlos (esq.) compareceu à premiação de Giannoni: música é linguagem universal - Divulgação/CNN
Divulgação/CNN
O baterista José Carlos (esq.) compareceu à premiação de Giannoni: música é linguagem universal
O estudante Carlos Giannoni, de 25 anos, venceu a sétima edição do Concurso Universitário de Jornalismo da CNN com a reportagem "Pedal sustentável". Seu vídeo mostra o trabalho da banda, de Santa Bárbara d'Oeste (SP).  O objetivo de Carlos, que estuda no Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca) em Limeira, era ganhar visibilidade. Ele pretende trabalhar em São Paulo e considera os contatos o prêmio mais importante do concurso. "Até mais do que a viagem para Atlanta [sede da CNN]", conta. A cerimônia de premiação aconteceu na capital paulista na quarta-feira, 17. A jornalista Afra Balazina, repórter de ambiente do Estado, participou da comissão de triagem, que selecionou os dez melhores vídeos.
Carlos queria fazer algo diferente para uma competição com o tema "energia renovável". "Não queria falar de energia solar, energia eólica", explica. "Essas coisas já são conhecidas. Eu queria algo mais lúdico e tinha ouvido falar numa banda que usava bicicleta para gerar energia". Então jogou no Google, literalmente, "banda que usa bicicleta para gerar energia", fez contato com os membros da banda e logo depois viajou a Santa Bárbara, aproveitando as férias. Acompanhado de dois amigos,  um deles colega na TV Jornal, de Limeira, Carlos produziu uma hora de gravação, transformada em um vídeo de dois minutos após uma madrugada de trabalho. "Editei das 19h30 às 3h30", conta. Carregou o vídeo no YouTube dois dias antes do prazo.
Em 2009, outro aluno do Isca disputou o concurso da CNN e obteve o 5º lugar, mas Carlos foi o único a se inscrever este ano. Na gravação, usou um microfone de karaokê. Prestes a se formar, ele agora quer participar de outras competições de jornalismo.