(Informações da Secretaria Municipal de Comunicações)
A ideia de conscientizar e esclarecer alunos de Limeira sobre os materiais recicláveis, descarte de lixo e da responsabilidade individual relacionada ao meio ambiente teve início no dia 25. O projeto "Dia do Desafio do Lixo" é realizado pelas Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Limeira.
A primeira escola municipal a receber o projeto foi a EMEIEF "Benedicta de Toledo", do Parque Hipólito. Em seguida participam as EMEIEFs "Professor José Justino Castilho", "Maria Aparecida Machado Junianelli – Dona Mariazinha", "Professora Maria Apparecida de Luca Moore" e "Major José Levy Sobrinho".
As atividades foram iniciadas dentro da escola com a bióloga Juliana Milaré Cabrini e a engenheira ambiental Roberta Dalfré, da Secretaria de Meio Ambiente. As crianças foram orientadas sobre a reciclagem, os Ecopontos e a importância de se reaproveitar o material reciclável.
"Além de apresentarmos a importância da coleta de lixo, reforçamos a ideia de não jogar lixo no chão e da conscientização de se trabalhar em equipe para a preservação do meio ambiente", explicou Juliana.
As crianças também saíram a campo para demonstrar tudo o que aprenderam. Cerca de 60 crianças, todas da 4ª série do Ensino Fundamental, se dirigiram a uma área verde próxima à escola, arrecadando todo lixo dos arredores.
"Antes eu jogava lixo no chão, agora, depois do que aprendi, nunca mais farei isso. O lixo não deve ser jogado em outros lugares e sim no lixo, tem que pegar sempre o que estiver no chão para preservar o planeta", disse o aluno Vitor Henrique da Fonseca Alves, de 10 anos.
Todo material recolhido foi depositado em uma caçamba para ser enviado e selecionado na ATT (Área de Transbordo e Triagem). O destino dos materiais recicláveis será a Cooperativa Cooperali, e dos materiais restantes, orgânicos, não recicláveis e materiais de construção, o Aterro Sanitário Municipal.