A Associação Barco Escola da Natureza, por meio do Programa Voluntário Ambiental, expôs seu “Ecobus” na cerâmica Unigrês, em agosto. Cerca de 50 funcionários participaram da atividade, que estava vinculada à Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da empresa.
O Ecobus expôs mural com informativos; fotos relacionadas à problemática ambiental local e global; videoteca; biblioteca; coletores de óleo doméstico e pilhas/baterias; apresentou como é o processo de reciclagem da garrafa pet; a maquete de um gerador de energia eólica; e sacolas retornáveis feitas de materiais reaproveitados. As águas dos rios Atibaia, Jaguari, Piracicaba, Quilombo e do Reservatório Salto Grande também foram exibidas ao público, juntamente com sementes de árvores nativas do Estado de São Paulo.
“Achei muito bacana a iniciativa, porque me fez relembrar minha infância, principalmente o que aprendi na escola. O Ecobus ensina que devemos reaproveitar os insumos que ainda dão para ser reciclados e a não jogá-los no chão, para manter a limpeza e a harmonia do nosso meio ambiente”, disse Vivian Araújo, responsável pelo Comércio Exterior da empresa. O gestor de qualidade, Dadi Donizete Pedro, comentou que vai mudar seus antigos hábitos, após ter conhecido o ônibus ecológico. “Agora vou fazer a coleta seletiva, ser consciente quanto ao desperdício da água, não vou mais jogar lixo em qualquer lugar, entre outras coisas que aprendi aqui e vou levar pra minha vida”, afirmou.
“A exposição do Ecobus foi um sucesso. Os colaboradores ficaram impressionados com a degradação que vem recaindo sobre o meio ambiente, e mostraram-se muito interessados em aprender práticas menos nocivas à natureza, que podem ser adotadas em nosso dia a dia”, comentou o coordenador do Programa Voluntário Ambiental, Denis Marto.
Lembrando que os trabalhos do Barco Escola só podem ser realizados através das empresas que os prestigiam: “CPFL Renováveis, Petrobras, SABB Coca-Cola, Suzano e Goodyear”.