sábado, 24 de setembro de 2011

Semana de Tecnologia do Sindijóias discute questão ambiental

A responsabilidade ambiental será tema da 1ª Semana de Tecnologia, Inovação e Design, promovida pelo Sindijoias Limeira. O evento acontece na semana que vem e discutirá questões que estão no cotidiano de empresas de vários setores da economia mundial.

Durante o evento, a questão ambiental no cotidiano da empresa galvânica será apresentada por Venilton Carraro, que é biólogo, arquiteto e pós-graduado em saneamento ambiental e recursos hídricos. O evento ocorre entre 26 e 29 de setembro, no auditório da UNIP Limeira. Carraro falará na quarta-feira, dia 28.

O evento estimulará a excelência da produção joalheira da região aumentando a competitividade das joias de ouro, joias folheadas e bijuterias do pólo. Em Limeira, o segmento reúne mais de 450 empresas, gerando 9 mil postos de trabalho. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (19) 3701-0040. Outras informações no site www.sindijoias.com.br.

"
Venílton Carraro é um dos entrevistados do livro-reportagem "Mão na Massa: práticas e ações sustentáveis em Limeira". O especialista fala no capítulo VII, "Óleo recolhido vira assistência social", na página 164. Ele explica os danos causados à água pelo despejo de óleo nos rios. Clique na imagem abaixo e faça o download do livro para conferir:

Faça o download do livro
clicando na imagem! 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ECOrdeirópolis traz palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade



Cordeirópolis discutirá a sustentabilidade ambiental amanhã. O evento "ECOrdeirópolis 2011" será realizado na Câmara de Cordeirópolis, a partir das 8h30 e é aberto a toda a população da região. Serão ministradas palestras sobre meio ambiente.

Segundo o vereador Alceu Guimarães, também integrante do Projeto Pedal Verde, já confirmaram presença o deputado federal Arnaldo Jardim, para falar sobre residuos sólidos; Soninha Francine, com a apresentação de ideias e propostas sobre meio ambiente nas cidades; e o secretário estadual do Trabalho e Emprego, Davi Zaia, para falar a respeito da lei nº 13.575/2009, de sua autoria, que institui a Semana da Arborização Voluntária no Estado de São Paulo.

Serão distribuidos gibis de conscientização ecológica e haverá exposição sobre Recursos Hídricos e Ecocidadão, material enviado pela Coordenadoria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e também a exibição de vídeos sobre sustentabilidade. A Câmara de Cordeirópolis fica na rua Ademar de Barros 999, Jardim Jafet (Próximo a Escola Jamil e do Ginásio de Esportes do Centro).

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Cuidar da Água expõe em feira científica

Começa hoje a 6ª Feira de Projetos e Tecnologia da Escola Técnica (ETEC) "Trajano Camargo". E dentre os expositores está o grupo responsável pelo projeto "O Cuidar da Água". O blog Limeira Sustentável já relatou a ação desses jovens estudantes.

Como parte das aulas de Ação e Cidadania, eles criaram o projeto para conscientizar sobre o uso racional da água. Nos dias 21 e 22 eles divulgam a ação que é basicamente a criação e distribuição de cartilhas educativas mostrando alternativas corretas para modificar hábitos que futuramente levarão a sua escassez.


As cartilhas contém ações práticas que levarão à reflexão das pessoas para a economia da água. É demonstrado como o consumo pode ser reduzido com a mudança de pequenas atitudes. A meta dos alunos é distribuir as cartilhas em escolas de ensino fundamental e/ou residências.

A feira é aberta a toda a população. A ETEC Trajano Camargo fica na Rua Tenente Belizário, 439, no Centro. O evento acontece das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 19h às 22h.

"
Mais informações sobre o projeto
"O CUIDAR DA ÁGUA" no blog:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Limeirenses mobilizam mais de 700 por um dia sem sacolas


Mais de 730 pessoas já confirmaram: hoje não vão usar sacolas plásticas. É uma mobilização organizada por limeirenses na rede social Facebook. O "Dia Alternativo Sem Sacolas Plásticas" foi criado pelo administrador de empresas Alexandre Trento Vechio Junior, 24, e a estudante de logística Marcela Pfister Virgolin, 21, e atraiu a atenção de internautas da rede.

O "evento", como é definido no Facebook, é também uma maneira de comemorar o "Dia da Árvore", celebrado hoje. Vechio Junior conta que a ideia surgiu a partir das atitudes que ele e a namorada Marcela já estão habituados a tomar. "Evitando sacolinhas plásticas em supermercados, contribuímos muito para um meio ambiente mais equilibrado. Porém, toda a população deve estar comprometida, todos devemos fazer a nossa parte", disse.

A escolha do Facebook para promover a mobilização aconteceu pela facilidade na propagação das informações online. "A internet é o melhor meio para divulgar uma ideia. Escolhemos o Facebook como ferramenta de divulgação por ser fácil e prático, além de alcançar um público muito grande. Realmente não esperávamos um numero tão grande de pessoas aderindo ao evento", contou o jovem.

Além da confirmação de presença, maneira como se oficializa sua participação no evento do Facebook, muitos internautas também comentaram. "Todos os dias podiam ser igual a esses... o mundo 'tá' precisando", comentou Nay Gamarano. "Essa eu não perco e vou com sacolinha de pano!", escreveu Helenice Correia. "Ja faço minha parte, uso mochila no lugar de sacolas!", disse Micaelce Dos Santos. E Bruno Boteon ressaltou em seu comentário: "a conscientização começa com uma iniciativa!"

E é isso mesmo que, segundo Alexandre, os organizadores pretendem: transformar a ação em um hábito. "Não basta um dia sem sacolas, isso se tornará um evento contínuo, sempre reforçando a ideia do descarte das sacolinhas plásticas de nosso cotidiano e forçar nosso governo para que haja investimentos e estudos para uma coleta e tratamento mais adequada do lixo", explicou o administrador.

O evento é a maneira de fixar e reforçar a ideia. "Cada contribuição, cada comentário, a troca de ideias, pra mim sempre será uma ação incentivadora à uma mudança de hábitos. E isso já vem se tornando uma realidade, a cada dia conhecemos mais pessoas envolvidas em questões relacionadas ao meio ambiente, é muito bom saber que a internet tem dado resultados bastante positivos quanto à consciência do equilíbrio ambiental de nossa sociedade", ressaltou Vechio Junior.

Sua intenção é que a iniciativa não se apague, mas se torne uma ação contínua, atingindo um número cada dia maior de pessoas. O casal mobilizador da ação sustentável já pensa em um novo evento. O foco será evitar o consumo excessivo de água, e assim como este de hoje, gerar discussão e troca de ideias, além de compartilhar experiências conscientizando para um consumo adequado do elemento vital à vida. 

"
E você que também quer participar do "Dia Alternativo Sem Sacolas Plásticas" basta acessar o evento no Facebook e clicar em "Eu Vou". Mas não é só isso, quando sair de casa, não esqueça de levar uma sacola reutilizável, um carrinho de feira, uma bolsa ou mochila, ou mesmo usar caixas de papelão que depois podem ser mandadas para a reciclagem! E torne isto um hábito, o planeta agradece!
A partir de hoje, leve sacolas reutilizáveis
ou bolsas para trazer suas compras!

Recuperação ambiental na bacia do Ribeirão Pinhal

O plantio de 750 mudas de espécies nativas será realizado amanhã, às 10h, em comemoração ao Dia da Árvore. A ação da Foz do Brasil contemplará um espaço com 4.500 m2 de área. A ação de recuperação ambiental na bacia do Ribeirão Pinhal será feita em uma APP (Área de Preservação Permanente). O acesso ao local se dá pela rodovia SP-147 (Limeira-Mogi Mirim), próximo ao km 103. O plantio contará com a participação de alunos do 5º ano da escola Sesi.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Reciclar Solidário" recolheu 4,1 toneladas de recicláveis no rodeio

(da assessoria de imprensa do Fundo Social de Solidariedade)

A coleta seletiva realizada por 24 ecocoletores do projeto "Reciclar Solidário" juntou 4.168,3 quilos de materiais recicláveis, descartados pelo público, ao longo dos dias de festa no Rodeio de Limeira, que aconteceu de 2 a 11 de setembro.

A venda dos materiais totalizou R$ 6.075,95, que serão divididos entre os 24 ecocoletores que participaram da ação, de acordo com os dias trabalhados. A coleta foi executada através do projeto ambiental "Universo Bem Me Quer", que trabalha na conscientização do público e na coleta seletiva de resíduos gerados em festas.

A mascote "Bem Me Quer" percorreu todo o recinto da festa, incentivando o público a depositar separadamente todo material retornável, como papel e latas de cerveja e refrigerante nos coletores recicláveis. Segundo as técnicas do projeto, Silvana de Oliveira e Fabiana Segatti, foram arrecadados, só de alumínio, 1.976 kg - que representam cerca de 134 mil latinhas - já que 67 latinhas de alumínio correspondem a um quilo do material.

"A contribuição com o meio ambiente foi expressiva, pois o alumínio demora, no mínimo, de 200 a 500 anos para se decompor na natureza", afirmou Fabiana.  A arrecadação de vidro, material que demora mais de quatro mil anos para se decompor, também foi alta - 669 kg; e de plástico e garrafas pet, 992 kg. Já de papelão, foram 506 kg, e de ferro, 25,5 kg.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Comdema se reúne hoje no auditório da Foz do Brasil

Código ambiental e Plano Diretor de Cordeirópolis estão em pauta (por Roxane Regly)

O Comdema (Conselho Municipal de de Defesa do Meio Ambiente) se reúne em assembleia hoje, às 15h, no auditório da Foz do Brasil, para a 22ª Reunião Ordinária. O secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgioni Filho, é também o presidente do conselho e comandará a reunião.

Segundo Furgioni Filho, além dos vários assuntos relacionados ao meio ambiente que estão em pauta, haverá a formação de uma comissão para estudar e discutir a proposta de um código ambiental municipal. "Precisamos discutir o código, fazer apontamentos, mudanças. E isso será feito pelos conselheiros, que já receberam uma cópia do código para estudar", disse.

Outros assuntos, como o resultado de audiências públicas para discutir o Plano Diretor de Cordeirópolis, das quais o secretário participou, serão expostos aos demais conselheiros e presentes. "Há uma preocupação com uma área industrial que deve ser criada próximo a uma nascente do Ribeirão Pinhal, que serve em partes Limeira. Como ofício do conselho, estamos acompanhando e falaremos disso na reunião", informou o secretário.

Também entrará em discussão, de acordo com Furgioni Filho, o caso da morte de uma menina na lagoa do Parque do Jardim do Lago. Entre outras, a pauta é composta por: expediente da Presidência - correspondências; palavra livre; ordem do dia - apreciação e votação da ata da reunião anterior; formação de comissão especial para estudos do Código Ambiental Municipal; informações sobre o Plano Diretor de Cordeirópolis. A reunião é aberta à população.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Livro conta história de programa apresentado em encontro nacional

A Foz do Brasil apresentou na semana passada o programa de coleta de óleo comestível usado no 3º ENA (Encontro Nacional das Águas) "Inovação Coorporativa: superando desafios e garantindo a sustentabilidade dos serviços". O Programa "Rio Limpo Começa em Casa" começou como iniciativa exclusiva da Escola "Senai Luiz Varga", há mais de oito anos. Este ano recebeu a adesão da administração municipal e da Foz do Brasil, ganhando proporção, atingindo todo o município e triplicando a coleta.

Em 2010, o programa arrecadou 13.582 litros de óleo durante todo o ano. Já em 2011, reestruturado e ampliado (agora com 35 pontos de coleta em escolas municipais, estaduais, empresas e instituições), o programa já arrecadou 13.276 mil litros de óleo.

Alunos do Senai já promoveram diversas mobilizações
para divulgar o projeto (Foto: Wagner Guidi)


Livro reportagem registra história do projeto e aponta
riscos do despejo e benefícios da coleta de óleo

O livro-reportagem "Mão na Massa: práticas e ações sustentáveis em Limeira" conta com um capítulo voltado a relatar toda a história e abrangência do programa. Leia trecho do livro, publicado em 2010:

"Em Limeira, a escola SENAI, Luiz Varga, desenvolve há oito anos um programa de arrecadação de óleo comestível. Conhecida na cidade, a iniciativa transformou a escola em pólo de referência para a destinação do resíduo. Quem recolhe o óleo na escola é uma empresa de Sumaré-SP, que o limpa, purifica e posteriormente vende para outras empresas interessadas."

O sétimo capítulo do livro, entitulado "Óleo recolhido vira assistência social" mostra não apenas a história, o funcionamento do projeto e sua atuação social. Mas traz uma visão abrangente sobre as consequências do despejo de óleo nas correntes de esgoto e nos rios, bem como mostra a importância para empresas como a Foz do Brasil e ter a colaboração da população recolhendo o produto usado.

Para fazer download do livro-reportagem "Mão na Massa: práticas e ações sustentáveis em Limeira" clique na imagem abaixo e será redirecionado para a página de download do 4Shared.
Não deixe de conferir!

Faça download do livro aqui!