quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ensino sobre meio ambiente movimenta escola e comunidade

(por Roxane Regly - Especial Planeta Azul/Jornal de Limeira)

A sustentabilidade ambiental é uma preocupação de educadores. É comum a escola ser um ambiente propício para se promover conscientização a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente. É o caso, por exemplo, da escola municipal Major José Levy Sobrinho, no Jardim Esteves, onde o tema tem sido trabalhado intensamente com os estudantes.

O Projeto Cidadão Verde tem norteado as ações ambientais na instituição. Os estudantes são incentivados a promover em suas casas a coleta de recicláveis e de óleo usado, economia de água e recebem periodicamente palestras sobre os mais variados assuntos voltados à temática.

"Acreditamos que a escola tem saído à frente nessa questão. O que ensinamos aqui é levado para casa e envolve tanto a família, como toda a comunidade", comentou a coordenadora Mary Góes Teixeira. "Nosso objetivo é desenvolver nas crianças essa atenção para com o meio ambiente, saber que depende de nós o cuidado com a natureza", afirmou.

O trabalho do tema é feito em sala de aula, em todas as disciplinas, como língua portuguesa, matemática, ciências e artes. Os trabalhos confeccionados com a temática, inclusive, virou exposição no último dia 19 de novembro, durante a Fintec 2011, a feira científica da escola. O tema da feira foi "Cidadão Verde - Plante essa ideia".

MÚSICAS
A água e os rios, o esgoto e o lixo são temas frequentemente debatidos. Palestras, como a da Foz do Brasil a respeito do programa de coleta de óleo conscientizam os pequenos estudantes de 1º ao 4º ano. E esse tema tem rendido, inclusive, músicas para o coral da escola, que a cada apresentação nos mais diversos lugares, leva a mensagem de preservação.

"Esse ano nós estamos mais envolvidos com o meio ambiente. E não é só com a filosofia, mas com a atitude", disse a diretora da escola, Nelciene Pessoa dos Santos Oliveira. "O importante também é que conseguimos envolver até mesmo os pais na temática, eles estão mais conscientes. A questão ambiental incomoda e é isso mesmo que queremos causar", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário