* artigo do professor de química e pós-graduando em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, José Otávio Ribeiro
Imagem de reprodução da internet |
O meio ambiente urbano vem aos poucos sendo tema de diversos debates e muitos especialistas buscam alternativas para os problemas que hoje enfrentamos e que temos totais responsabilidades pelos impactos e degradação ao meio.
Vários são os conflitos, árvores que não são adequadas aos passeios públicos (calçadas), árvores x fiação elétrica, falta de conhecimento da importância de uma arborização pelos munícipes e também falta de planejamento por parte dos responsáveis na correção destes problemas.
As árvores que foram ao longo dos anos plantadas em nossa cidade mostram a falta de conhecimento e planejamento dos que assim fizeram. Hoje enfrentamos sérios problemas com moradores, pois suas calçadas estão todas quebradas, podas exageradas de árvores onde estão à fiação elétrica e sem falar dos que simplesmente pedem a retirada da árvore por que esta está fazendo sujeira, além de podas excessivas em locais onde não há fiação elétrica.
Uma ação que deveria ser feita seria o mapeamento por zonas de todas as áreas da cidade, montar um plano de acordo com a região e assim planejar a manutenção, plantio ou retirada de árvores, se for necessário, de modo que aos poucos a cidade comece a ter uma arborização plena e sustentável.
Todo planejamento deve levar em conta a segurança e o bem estar da comunidade, evitando assim plantios de árvores inadequadas, observar os tipos de passeios que os bairros possuem, adequando os tipos de árvores a serem plantadas para que não venham entrar em conflito com redes elétricas e população.
Com respeito às redes elétricas, debaixo das quais possuem árvores antigas debaixo, uma sugestão seria o uso de redes compactas protegidas (space cable) que diminuiriam a interferência sobre a arborização. De acordo com (Peruzzo 2008) e baseado no código civil, artigo 65, as ruas são um bem público e as árvores nelas plantadas pertencem ao município, sendo assim, a responsabilidade de manutenção é da prefeitura e que em comum acordo com a concessionária de energia elétrica deve buscar soluções para harmonizar o convívio entre as redes e as árvores.
Seria importante haver políticas públicas na área do meio ambiente que englobassem a educação ambiental nas escolas e também para a sociedade civil e, além disso, haver melhorias nas vias públicas com fiação elétrica e realizar um estudo profundo para o plantio de árvores nativas da nossa região a fim de valorizar mais o que temos em nosso meio ambiente. Nossa cidade merece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário