segunda-feira, 12 de março de 2012

Alunos da Faal desenvolvem novo design de ecobags

(por Graziela Félix - assessoria de imprensa FAAL)

Estudantes com o produto pronto / (Foto: Divulgação)
Diante da discussão sobre a medida que visa proibir o uso das sacolinhas plásticas nos supermercados, os alunos da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (Faal) decidiram colaborar com a proposta e desenvolveram um novo design de ecobag.

O projeto foi criado em dezembro do ano passado e, de acordo com Alex Basso, presidente da Faal Júnior – empresa formada por alunos que funciona dentro da faculdade – o apelo ambiental foi imprescindível para que todos os alunos comprassem a ideia. O que eles queriam era oferecer um produto que fosse ao mesmo tempo bonito e ecologicamente correto. “A proposta foi desafiadora. Nós desenvolvemos um produto que além de ser econômico vai ajudar a salvar o planeta”, explicou Basso.

O material bruto eles compraram em São Paulo e dentro da Faal Júnior eles se organizaram para fazer o silk screen. As sacolas são feitas de material reciclável, portanto, 100% ecológicas, além de serem biodegradáveis e retornáveis ao consumo. No primeiro momento, os alunos confeccionaram 780 sacolas retornáveis e já receberam encomenda de uma empresa de Rio Claro para a produção de 2 mil ecobags que serão distribuídas no Dia das Mães.

Estudante do sétimo semestre de Design de Produto, Taine Costa, uma das responsáveis pelo design das ecobags, afirma que ficou surpresa com a aceitação do produto. “Foram sete propostas diferentes. Demoramos para escolher este modelo. Mas, fizemos com muito carinho e a nossa intenção era de fato desenvolver um projeto que mostrasse a importância da sustentabilidade. Colocamos a mão na massa e deu super certo”, afirma a aluna.

DISCUSSÃO
Em Limeira, o uso de sacolas retornáveis está sendo discutido também pela Câmara Municipal. Na sessão de hoje, os vereadores devem votar o projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais a distribuir, gratuitamente, embalagens biodegradáveis ou de papel. A medida é de autoria do vereador Carlinhos Silva (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário