segunda-feira, 5 de março de 2012

Representantes da prefeitura e de supermercados discutem questão das sacolinhas

(da Secretaria de Comunicações da Prefeitura de Limeira)

Representantes reunidos para discutir ações
Foto: Wagner Morente
Soluções a respeito do uso e oferta de sacolas plásticas pelos supermercados em Limeira foi o tema da reunião que aconteceu nesta segunda-feira, 5 de março, na Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Participaram desta reunião o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, Domingos Furgione Filho; coordenador da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), José Reinaldo de Campos Júnior; e representantes de supermercados de Limeira e região.

Para o secretário Domingos Furgione Filho, o objetivo dessa mudança é incitar hábitos sustentáveis nos consumidores em benefício do meio ambiente, além de oferecer alternativas confortáveis à sacola plástica. “A finalidade desta reunião é esclarecer o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), concordando com a retirada das sacolas plásticas sem prejudicar o consumidor, os supermercados e, logicamente, o meio ambiente”, explica ele.

O coordenador do Procon de Limeira, José Reinaldo de Campos Júnior, ressaltou o amparo aos consumidores. “O Procon de Limeira sustenta sim esta mudança, desde que não prejudique a população. Nosso dever é proteger o consumidor”, disse Júnior.

Nesta reunião foi discutido o prazo de 60 dias, que teve início no dia 3 de fevereiro, para a desagregação da cultura de utilização de sacolas descartáveis nos supermercados. Também foram apresentados modelos de sacolas retornáveis, que serão vendidas nos supermercados. “Esta proposta não é modismo, é sustentabilidade. Reconhecemos o cuidado em preservar o meio ambiente”, disse o representante do Supermercado Sempre Vale, Djalma Marques, que está de acordo com a medida.

Para Marcos Aurélio Marcemiro, representante do Supermercado Enxuto, a necessidade de se aderir às sacolas retornáveis é dos consumidores. “O próprio cliente tem consciência do quanto é favorável aderir a estas alternativas, de sacolas ecológicas, recicláveis, que não prejudicam o meio ambiente”, conta Marcemiro.

Também estiveram presentes nesta reunião os representantes dos Supermercados Zargon, Bom Mix, Zomper, Covabra, Paulistão e Vitória. Furgione informa que novos encontros serão agendados futuramente. "A população será informada sobre as alternativas que serão adotadas. Haverá divulgação", finaliza Furgione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário