por Renata Caram e Danilo Janine, para o Jornal de Limeira
Fotos retiradas da versão digital do Jornal de Limeira |
Em apenas seis dias, duas invasões foram registradas no Zoológico de Limeira, no Jardim Mercedes. E, agora, os invasores não levaram gêneros alimentícios. Furtaram do local seis filhotes de jabutis. "São animais de pequeno porte, lentos, não fazem barulho e estão chipados", conta o secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho. Ele está indignado com as constantes invasões. "Estou chateado, frustrado e incomodado. É um desrespeito com o dinheiro público e uma violência ao meio ambiente", fala.
Esta foi a primeira vez, em 2012, que animais são subtraídos. Em anos anteriores, situações semelhantes foram registradas. Neste ano, os furtos envolviam mais alimentos. Só de carne foram subtraídos 150 quilos. "É carne de boa qualidade. Músculo, patinho e coxão duro", revela.
Para coibir os furtos, Domingos afirma que medidas foram adotadas - inclusive recentemente. "Trocamos os cadeados dos recintos e os miolos das chaves. Até a rotina foi alterada", comenta. Uma delas envolve a chegada de alimentos ao zoológico. "Tudo isso para dificultar qualquer tipo de ação", fala.
A situação é delicada. Em seis meses, seis invasões. Uma sindicância está em andamento e outra teve pedido protocolado ontem - no mesmo dia em que Domingos e o secretário de Segurança Pública, Walmir Lunardi Pires Corrêa, registraram o boletim do furto e pediram auxílio da Polícia Civil de Limeira. "Os fatos já extrapolaram a competência da prefeitura na apuração", cita Lunardi.
ARROMBAMENTO
Na madrugada de ontem, o acesso ao zoológico foi pela piscina municipal. "Houve arrombamento de alguns recintos. No das araras, encontramos uma luva. São várias as hipóteses para as invasões", aponta o secretário de Meio Ambiente. Ele demonstra preocupação com os jabutis. Disse que os animais recebem alimentação específica e dependendo do que for oferecido a eles, pode resultar em morte.
A segurança do zoológico é feita pela GCM (Guarda Civil Municipal). Um homem é destinado a fazer a vigilância do local. "Temos 27 prédios públicos para vigiar. E o que podemos antecipar é que houve, sim, falha da Guarda no que diz respeito ao sistema de vigilância", frisa. Uma sindicância também será aberta pela Secretaria de Segurança Pública para apurar as responsabilidades.
Vigilância será reforçada, diz Lunardi
A garantia é dada pelo secretário de Segurança Pública de Limeira, Walmir Lunardi Pires Corrêa. "A Guarda (Civil Municipal) irá intensificar a vigilância", disse. Aliás, a solicitação de guardas municipais durante 24 horas no local é um desejo antigo do secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho.
Domingos reconhece que o espaço, no Jardim Mercedes, tem problemas estruturais. "É uma estrutura inadequada para a realidade de hoje. O espaço existe há 45 anos", fala. A área tem 11 mil metros quadrados.
No novo endereço, no Horto Florestal, o secretário de Meio Ambiente projeta uma situação bem diferente em relação à atual. E lá são 44 mil metros quadrados. "Vamos ter alarme em todos os prédios e câmeras para filmar tudo", garante.
Um suspeito já foi preso
Uma sindicância na Prefeitura de Limeira irá apurar os furtos de alimentos no Zoológico Municipal, no Jardim Mercedes. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, até agora, um suspeito já foi preso e 70 quilos de carne foram recuperados. "É normal (abrir uma sindicância) quando ocorre este tipo de situação. Como se trata de dinheiro público, a sindicância serve para apurar de quem é a responsabilidade", explica.
Segundo Lunardi, que também fala de uma sindicância na prefeitura para apurar os casos, é fundamental que se descubra quem cometeu os furtos. "O primeiro passo para a solução do problema é esse", diz.
Duas bases da Guarda Civil Municipal funcionam no entorno do zoológico. Uma onde antes existia um restaurante - Base Operacional 1 - e outra no Palacete Tatuiby (antiga sede da Câmara Municipal e que também já abrigou a Secretaria da Educação) - Pelotão Naja.
Vigilantes já atuam em prédios municipais
A Secretaria Municipal de Segurança já chamou 11 vigilantes, que foram aprovados em concurso público, para atuarem nos prédios públicos da cidade. Segundo o secretário de Segurança, coronel Walmir Lunardi Pires Corrêa, dos 20 aprovados que foram recrutados, somente 11 apareceram. "Eles já começaram a atuar em vários prédios municipais da cidade. Inclusive, a delegação de Limeira que está participando dos Jogos Regionais de Atibaia foi acompanhada por alguns deles", comenta.
Com o início das atividades dos vigilantes, Lunardi explica que alguns guardas que eram usados na vigilância patrimonial puderam ser deslocados para outras funções. "Agora, eles (guardas) podem auxiliar no patrulhamento das ruas da cidade", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário