Foto: Tiago Degaspari |
Para abrir a semana de atividades ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a concessionária Foz do Brasil reflorestou nesta terça-feira, 18 de setembro, mais 6 mil metros de Área de Preservação Permanente (APP) às margens do ribeirão Pinhal, importante manancial responsável pelo abastecimento de Limeira.
A ação é parte do Programa de Recuperação e Reflorestamento da concessionária e engloba nascentes do município de Limeira e margens do ribeirão Pinhal. Ele teve início em 2009 e de lá para cá, a concessionária já reflorestou 47 mil metros quadrados e soma cerca de 8 mil mudas plantadas. Como no ano passado, o reflorestamento foi feito em área particular. O proprietário que é vizinho da área reflorestada em 2011 identificou no plantio uma oportunidade de trazer mais vida a região e cedeu 6.216 metros quadrados para 1036 mudas a mais de 80 espécies nativas, entre elas: ipê roxo, jacarandá, aroeira, mudas frutíferas entre outras.
A coordenadora do Programa, Mona Lisie Pavan Ribeiro, explica sobre a atuação da Foz para a consolidação da área reflorestada. “Durante os próximos dois anos faremos a manutenção por meio de limpeza, rega, adubação periódica e controle de insetos, em especial a formigas cortadeiras muito comuns após o plantio ou no início da brotação. A partir disso, a área se tornará autossustentável para atrair a fauna do entorno o que fará com que a flora se torne mais rica com a possibilidade de regeneração natural”, completa.
Em incentivo à educação ambiental, participaram do plantio 26 alunos do 5º ano da EMEIEF Martin Lutero localizada na área rural. Segundo a coordenadora da escola, Dina Dibbern Fischer, “ao longo do ano as crianças estiveram envolvidas em várias questões ambientais e hoje reconhecem a importância de preservar as matas ciliares e as espécies, usar a água sem desperdício e cuidar da região onde moram. É o primeiro plantio do qual elas participam e a oportunidade de inseri-las em mais esta ação refletirá em novas e melhores atitudes ambientais”, enfatiza.
No encerramento do evento, o gerente de operações Gilson Merli, levou a criançada a refletir sobre a necessidade da vegetação às margens do ribeirão responsável pelo abastecimento do município. “É importante que essas crianças relembrem todo o ciclo da natureza – como exemplo, essas árvores que no futuro ajudarão a reter a água da chuva que depois de infiltrada no solo escoará através das nascentes para os cursos d’águas para que tenhamos água disponível à captação. Foi um importante trabalho realizado hoje para o futuro”, conclui.
Proprietários que tiverem interesse em ceder áreas para o reflorestamento, entrar em contato com a Foz do Brasil pelo telefone 3404 5565, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As ações em comemoração ao Dia da Árvore seguirão até a próxima sexta-feira, 21 de setembro, com apresentações teatrais e ações de rega no plantio da região do Cecap.
Prestigiou o evento, Rogério Mesquita, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, representando o secretário da pasta, Domingos Furgione Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário