O Brasil participa, de 28 de novembro a 9 de dezembro, da 17ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-17), que será realizada em Durban, na África do Sul. O evento deve reunir representantes de governos de todo o mundo, de organizações internacionais e da sociedade civil. O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB), de Piracicaba, que faz parte da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, integra a comitiva que representa o Brasil no encontro.
"Há uma grande expectativa em todo o mundo em relação a esta reunião, por diversos motivos. Primeiro, porque a vigência do Protocolo de Quioto acaba em dezembro de 2012. O que se espera desta reunião é que se volte a ter uma discussão racional. Que os países em desenvolvimento deixem de lado esta ladainha de que só aos países industrializados cabe reduzir suas emissões, porque há responsabilidades históricas sobre a emissão de gases que provocam o efeito estufa, e assumam a sua parte. Se quatro países - Brasil, China, Índia e África do Sul - disserem: nós vamos fazer a nossa parte, vamos dar a nossa contribuição para enfrentar o aquecimento global, os países desenvolvidos não terão politicamente condições de se recusar a assinar um tratado novo, um protocolo novo, que permita que se acelere o enfrentamento do aquecimento global e nos tire do limiar de uma tragédia humana", declarou o deputado.
Em seu sexto mandato, o deputado federal Mendes Thame destaca-se pela atuação na área ambiental. Representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Bali (2007), Poznan (2008), Copenhague (2009) e Cancun (2010).
Nenhum comentário:
Postar um comentário