terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto da Usina Iracema busca recuperar matas ciliares

(por Paulo Silas - Especial Planeta Azul/Jornal de Limeira)

Produção de mudas passou de 150 mil para 380 mil por ano
Tendo como meta plantar mudas nativas nas áreas verdes de recomposição e matas ciliares, a Usina Iracema é uma das unidades do Grupo São Martinho contempladas pelo projeto "Viva a Natureza". De acordo com o Grupo, o projeto teve início na Usina São Martinho, na cidade paulista de Pradópololis, em 2010, tendo como meta a plantação de 1 milhão de mudas em todos os municípios do Estado de São Paulo em que a companhia, considerada pioneira, o objetivo da iniciativa é engajar tanto a comunidade em geral quanto os colaboradores do Grupo na preservação da natureza e também conscientizá-los dos benefícios na qualidade de vida que isso traz à sociedade.

Nesse sentido, a participação dos alunos de escolas da região onde a companhia está presente também é sempre incentivada. Além de recompor e conservar as matas ciliares, a iniciativa propõe ainda fomentar a recuperação em áreas de parceiros e de fornecedores, minimizando o risco de assoreamento nos cursos d'agua e preservando as espécies nativas.

Segundo a São Martinho, a Usina Boa Vista, em Quirinópolis (GO), atingiu no fim de 2010 a marca de 1,8 milhão de mudas plantadas. O Projeto Viva a Natureza foi idealizado para atender os princípios básicos de recuperar, proteger, estabilizar nascentes, mananciais e minimizar os riscos de assoreamento nos cursos d água nas áreas que abrangem as usinas do Grupo São Martinho.

A iniciativa foi tão positiva que o Grupo São Martinho dobrou sua capacidade de produção de mudas, passando de 150 mil exemplares de 150 espécies de árvores nativas para 380 mil de 210 espécies diferentes por ano. Consequentemente, o plantio anual de mudas também cresceu ao saltar de 70 mil para 230 mil unidades. Desde 2000, quase 2 milhões de mudas já foram plantadas, informou a empresa.

MECANIZAÇÃO
A Usina Iracema possui 100% de áreas planas com colheita mecanizada. Com cerca de 2 mil funcionários, a unidade tem aproximadamente 400 trabalhadores que ainda realizam a colheita manual. A meta da Usina Iracema é zerar a colheita manual até 2017, prazo estabelecido pelo Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro. De adesão voluntária, o protocolo antecipa em 14 anos o prazo legal para o fim da colheita da cana-de-açúcar com o uso prévio do fogo nas áreas cultivadas pelas usinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário