(da assessoria de imprensa da Prefeitura de Limeira - Marianne Aroca)
Um plantio de árvores foi realizado na escola municipal do Residencial Antônio Simonetti, com colaboração das secretarias de Meio Ambiente e da Educação, no período da manhã e da tarde de hoje. Devido à carência de árvores no bairro, houve a iniciativa por parte dos alunos, professores e representantes da Associação de Moradores do Bairro em plantar mudas no entorno da escola com envolvimento de toda a comunidade.
Segundo a vice-diretora da escola, Mônica Orsi Ragazzo, a ideia partiu dos alunos. “Eles questionaram as professoras sobre o por quê existiam apenas três árvores ao redor da escola”, explica a vice-diretora.
Para concretizar a ideia, a escola buscou apoio técnico das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, que prontamente acolheram a iniciativa, sendo realizado o plantio de 40 mudas de espécies nativas, tais como: Monguba (Pachira aquática), Oiti (Licania tomentosa), Pitanga (Eugenia uniflora), Ipê amarelo (Tabebuia chysotricha), Ipê roxo (Tabebuia impetiginosa) e Mirindiba rosa (Lafoensia glyptocarpa) no entorno da unidade escolar.
“O legal é que cada turma, de cada sala, adotou uma muda de árvore, e ficará responsável por ela”, diz a vice-diretora.
Segundo o diretor de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente, Nilson Ferreira, essa iniciativa é um projeto continuo, que será desenvolvido durante todo o ano. “Temos como objetivo sensibilizar a todos sobre a importância e benefícios que as árvores proporcionam no meio ambiente, reduzindo a poluição sonora, do ar, trazendo sombras para os pedestres e veículos, contribuindo para o balanço hídrico, beleza paisagística, refúgio e manutenção da avifauna remanescente nas cidades, harmonia para o conjunto arquitetônico e tantos outros benefícios que a árvore realiza silenciosamente”, cita o diretor.
O projeto também busca promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos, professores e comunidade local para a transformação humana e social, através do objetivo comum para todos: preservação e recuperação do local onde vivemos.
Esta ação, além de ser um projeto de Educação Ambiental do Departamento de Áreas Verdes, é uma comemoração ao Dia do Planeta Terra, celebrado no dia 22 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário