(da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Limeira)
Pauta eletrônica acabará com pilhas de papel usadas em sessões
(Imagem: reprodução da internet)
|
Projeto de Resolução do presidente da Câmara Municipal de Limeira, Ronei Martins (PT), foi protocolado na semana passada, visando incentivar a redução do consumo de papel na Casa, disponibilizando para os vereadores a íntegra das proposições e seus respectivos pareceres a serem votados na Ordem do Dia por meio do Sistema de Processo Legislativo Informatizado. Desta forma, a pauta da sessão, bem como a íntegra das proposições e seus respectivos pareceres a serem votados na pauta de cada sessão ordinária, estarão disponíveis para todos os vereadores eletronicamente.
O presidente destaca a medida como uma ação importante de sustentabilidade, pois resultará em uma diminuição de consumo de 105 quilos de papel por mês. “Segundo dados mais recentes, são necessárias 20 árvores adultas para se produzir mil quilos de papel A4 (75g/m²) no formato que usamos no cotidiano da Câmara. Hoje, portanto, a Câmara Municipal de Limeira, somente com a distribuição semanal da pauta, derruba duas árvores adultas por mês, o que significa que, ao longo desta legislatura, caso esta prática continue, derrubaríamos 96 árvores adultas”, explica Ronei.
A proposta demonstra que o impacto não se restringe às somente florestas, mas que o consumo exagerado de papel também compromete nossos recursos hídricos. O processo de produção consome cerca de 540 litros de água para cada quilograma de papel. “Isto significa que, com esta medida poderemos economizar cerca de 105 litros de água por mês ou 5040 litros de água ao longo de quatro anos”, ressalta o presidente. “Colaboraremos com a sustentabilidade de nosso planeta, economizaremos recursos públicos e também permitiremos acesso universal à Pauta das Sessões", destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário