segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Para recuperar lixões, Alquermes aposta em educação ambiental

por Thayla Ramos, para a Gazeta de Limeira

Foto: JB Anthero/Gazeta de Limeira
Secretário visitou diversos bairros e fez mutirão ecológico
em área verde que virou 'lixão', no Jd. Presidente Dutra
Investir em educação ambiental. Essa é a aposta do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alquermes Valvasori, para solucionar antigos problemas relacionados aos ecopontos do município. Conforme a Gazeta mostrou recentemente, a situação nos ecopontos de Limeira é crítica. Alguns já se transformaram em 'lixões'. "Equipes da Prefeitura realizam limpezas nos ecopontos uma e, dependendo do caso, até duas vezes por semana. Porém, é inútil que um ecoponto seja limpo para que a população volte a descartar entulhos, roupas, movéis e lixo orgânico no local", cita. 

O município conta, oficialmente, com 11 ecopontos. Outros cinco, localizados no Parque Abílio Pedro, Jardim Gustavo Piccinini, Bairro São João, Jardim Ipiranga e Parque Nossa Senhora das Dores, são utilizados pela população, mas estão irregulares. O diretor de Parques Ecológicos, Tiago Valentim Georgette, explica que os locais eram divulgados pela administração anterior como ecopontos, mas não possuem sequer alambrados ou placas de identificação, portanto, são extra-oficiais. A pasta estuda a possibilidade de desativar as áreas, usadas como lixões. 

Alquermes relembra que os ecopontos foram criados para receber entulhos de construção civil e galhos de árvores, além de materiais recicláveis. A intenção do secretário é ensinar a população o que deve e não deve ser deixado nos ecopontos. "Já começamos com ações emergenciais, que inlcuem diálogos com moradores do entorno dos ecopontos, e distribuição de panfletos com instruções de descarte", afirma. 

A fiscalização ficará em segundo plano. "Hoje, a secretaria não dispõe de veículos e mão-de-obra para destinar um fiscal para cada ecoponto", cita Alquermes, que pede ajuda dos limerenses na conscientização dos que poluem áreas verdes e ecopontos, que podem denunciar o descarte irregular de lixo pelos telefones (19) 3451-3883 e 0800-773-4100. 

MUTIRÃO ECOLÓGICO 

Alquermes participou de uma uma reunião no Centro Comunitário do Jardim Presidente Dutra, com cerca de 100 moradores daquela região. No encontro, organizado pelo vereador Jorge de Freitas (PPL), ficou definida a realização de um mutirão de limpeza, amanhã (aconteceu no dia 2 de fevereiro), que contará com máquinas e caminhões para auxiliar na remoção do lixo em uma área verde, localizada entre o bairro e o Residencial Alvorada. Será encaminhado ainda à secretaria de Meio Ambiente um projeto de revitalização, para avaliações. 

"O descarte irregular de lixo orgânico tem acontecido também em áreas verdes, que precisam de revitalização", cita. O secretário explica que outros mutirões ecológicos serão programados pela pasta, que já visitou também os bairros Vitório Lucato, Jardim do Lago, Vila São Roque e Bartolomeu Grotta, para mapear as necessidades da comunidade. 

O mutirão no Jardim Presidente Dutra acontece a patir das 8h. O ponto de encontro será na Praça Hernani Molina Lang, no Jardim Presidente Dutra, próximo ao Centro Comunitário do bairro. Na ocasião, caminhões e máquinas auxiliarão na remoção do lixo do local. Mais informações sobre o mutirão podem ser obtidas pelos telefones 3404-7556 e 8740-0581.

Nenhum comentário:

Postar um comentário