quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Padre Alquermes é o futuro secretário do Meio Ambiente de Limeira; anúncio gera polêmica na igreja católica

por Roxane Regly

Valvasori: "chegou o momento de servir a cidade
de Limeira" (Foto: Arquivo Jornal de Limeira)
O prefeito eleito de Limeira, Paulo Hadich (PSB), anunciou no último dia 10 de dezembro parte de seu secretariado. Entre eles está o novo secretário do Meio Ambiente, que deve assumir em 1º de janeiro, juntamente com todos os demais membros da nova equipe do executivo municipal. Alquermes Valvasori, padre na Diocese de Limeira, será o secretário que comandará a pasta de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividade.

Entretanto, o assunto gerou polêmica na igreja católica. Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira, disse, em entrevista a jornalistas de Limeira, que recomenda a Valvasori não assumir o cargo ou será afastado de suas funções na igreja que serve atualmente, a Paróquia Santa Rita de Cássia, onde o padre está há três anos como vigário.

Questionado, o bispo disse que o Vaticano não recomenda o envolvimento de religiosos com a política e apresentou uma carta que deve ser enviada ao Papa, caso Valvasori assuma o cargo. Dom Vilson disse que tentou falar com o padre por três vezes, mas não obteve retorno. Por outro lado, Padre Alquermes disse ao Jornal de Limeira que antes de ser anunciado como secretário do próximo governo tentou contato com dom Vilson. "Mandei uma carta no dia 5 de dezembro e liguei para a casa dele no dia 14. Ele (bispo) só me retornou ontem (anteontem)", afirmou ao JL, em matéria divulgada ontem.

Valvasori garantiu ao Jornal que não vai recuar. "A minha decisão já está tomada. Até agora servi a Diocese de Limeira e chegou o momento de servir a cidade de Limeira", comentou ele, que tem 34 anos de sacerdócio. "Ele (bispo) pode tomar as medidas. Conheço o documento (do Vaticano) e tinha ciência de tudo isso", citou.

Optando pelo cargo público, padre Alquermes se afastará de suas funções dentro da diocese. "Mas não me afastarei do ministério", disse. Aceitar a Secretaria de Meio Ambiente, para o padre Alquermes, representa um desafio. "Estou somando com a administração pública. Trata-se de uma nova política de governo, e fazer parte dela é uma alegria", afirmou o futuro secretário. (Com informações do Jornal de Limeira, entrevista e reportagem da jornalista Renata Caram.)

Assim que assumir o cargo, o novo secretário de Meio Ambiente será entrevistado pelo blog Limeira Sustentável, em reportagem especial a ser publicada neste espaço, com as metas e delineando um futuro da área ambiental pública na cidade de Limeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário