segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mutirão ecológico para despertar a consciência

(da Secretaria Municipal de Comunicações)

Prefeito Paulo Hadich (PSB), vereador Jorge de Freitas (PPL)
e o secretário do Meio Ambiente, Alquermes Valvassori
participaram do mutirão (Foto: Facebook Jorge de Freitas)
No sábado, 2 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,  participou do 1º Mutirão Ecológico realizado no bairro Jardim Presidente Dutra. A ação ocorreu na Rua José Augusto de Oliveira, local onde está localizado o “Vale” – uma mata com árvores nativas e córrego, na divisa com o Jardim Alvorada.

O evento teve início às 8h e o objetivo foi promover a sensibilização ambiental e conscientizar os moradores e lojistas a buscar ações ecológicas que possam contribuir com o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida, incluindo a necessidade da conservação e manutenção de praças e logradouros públicos.

Diversos serviços foram executados, como poda de árvores, corte do mato e remoção do lixo. 

O evento contou com a presença do prefeito Paulo Hadich, do vice Antônio Carlos Lima, do Secretário do Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, e de funcionários da pasta, além de moradores e comerciantes dos bairros envolvidos na ação.

O trabalho de coleta de galhos de árvores podadas e outros materiais encontrados no local (garrafas pet, latas), a cargo dos funcionários da empresa contratada (com o apoio de caminhões e tratores) contou ainda com a participação dos vereadores Jú Negão, Wilson Cerqueira, Jorge de Freitas, Aloizio, Zé da Mix, Lu Bogo e Edmilson Gonçalves.

O Secretário Valvasori, devidamente preparado, com chapéu e a ferramenta de nome ‘cajado’ nas mãos, disse que eventos com a mesma finalidade serão promovidos em outras localidades do município. Ele destacou "a fundamental importância da participação e do envolvimento da comunidade". 

Os mutirões são importantes porque criam, principalmente nos jovens, a consciência de que eles precisam tornar o mundo mais sustentável. A ideia é que todas as pessoas reflitam sobre o que é ecologia e meio ambiente para que possam agir localmente, pensando de maneira global.

Um dos objetivos principais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos é justamente envolver todos os munícipes para um grande despertar da consciência ecológica. “Está na hora de melhorar o entorno onde as pessoas moram”, resumiu Hadich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário