Moradores da avenida Prefeito Ary Levy Pereira, uma das mais importantes e movimentadas do Parque Nossa Senhora das Dores, parecem estar sendo esquecidos pela prefeitura. É que pelos cerca de dois quilômetros de extensão da via, não existe um item que é básico na maioria das ruas do município - a calçada.
Os moradores dizem que no local foi prometido um trabalho de urbanização e a construção do passeio. "Isto ocorreu em 2009, quando a Secretaria do Meio Ambiente veio retirar algumas árvores frutíferas que estavam crescendo na via. As árvores saíram, mas até hoje nada de calçada", reclama a secretária Raquel Santicioli.
Ela diz que a falta da calçada leva perigo a quem passa pelo local, principalmente no final da tarde, quando o movimento de carros aumenta. "A calçada de um lado da rua é insuficiente e as pessoas acabam andando pela rua. O perigo maior é que por ser muito extensa, a avenida acaba estimulando a alta velocidade por parte dos veículos e os atropelamentos são constantes", emenda.
Além disso, a área verde sem calçada fica vulnerável à ação de vândalos, que despejam uma grande quantidade de lixo e entulho no local. "Quanto mais parece abandonado, mas esta gente despeja lixo. E o acúmulo ainda gera a proliferação de ratos e baratas, que acabam entrando nas nossas casas", reclamou a balconista Rita Mendes, outra moradora.
A dona de casa Sebastiana Corrêa, mais uma que reside na área, aponta entre os objetos abandonados muito acúmulo da água das chuvas, o que pode servir de criadouro para o mosquito da dengue. E resume a situação dos moradores. "É uma população bastante grande que reside aqui e que está totalmente esquecida pelo Poder Público".
PISTA DE CAMINHADA
A aposentada Tereza Dias Tavares, outra que também mora na avenida, sugere uma alternativa que, além de aumentar a segurança dos pedestres e desestimular os vândalos que despejam lixo no local, poderia oferecer uma alternativa de lazer para a região. "É uma pista de caminhada, que poderia se estender por toda a avenida Ary Levy Pereira", explica.
De acordo com ela, a pista poderia amenizar a situação do bairro, bastante carente de estruturas públicas de lazer. "Se for bem planejada, ela pode contemplar uma ciclovia e até alguns brinquedos para as crianças. Garanto que seria muito utilizada pela população que quer se exercitar", apontou Tereza.
Questionada pelo JL, a prefeitura encaminhou as solicitações às secretarias pertinentes. A Secretaria do Meio Ambiente informa que vai enviar uma equipe para retirar o lixo do local. A Secretaria de Obras prometeu estudar a criação de uma pista de caminhada na via e a Secretaria dos Transportes anunciou estudos para a implantação de um radar no local.