(da Secretaria de Comunicações da Prefeitura de Limeira)
Limeira está classificada em 7º lugar entre os municípios do Estado de São Paulo no Pacto das Águas, ficando com 35 pontos de um total de 45. Já na bacia do PCJ – Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Limeira está em 2º lugar (em 1º está Paulínia, com 37 pontos).
Este resultado foi apresentado após avaliação dos municípios. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente certificou nesta terça-feira, 7 de fevereiro, os municípios e Comitês das Bacias Hidrográficas com melhor desempenho no Programa Pacto das Águas São Paulo.
O Pacto das Águas São Paulo visa à recuperação e à conservação da qualidade das águas nos municípios do Estado de São Paulo, através de um conjunto de estratégias para gestão da água. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, a Prefeitura de Limeira assinou em 2009, o Pacto das Águas São Paulo – programa do Governo do Estado, que envolve os municípios, comitês de bacia e sociedade civil para apoiar o documento mundial Consenso da Água de Istambul.
Em outubro de 2011 foram enviadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente as informações sobre as ações implementadas em Limeira desde 2009, para atingir as metas estabelecidas na ocasião.
Para o secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, a classificação alcançada pela cidade é um incentivo para as ações ambientais no município: “Ficamos muito felizes com essa conquista, porque em 2009 Limeira não figurava nem entre os 132 primeiros”, disse.
Os 35 pontos foram alcançados com base nos dados fornecidos em outubro de 2011. No entanto, a partir de dezembro alguns índices do município melhoraram com a conclusão das obras executadas pela Foz do Brasil, que elevaram para 90% o volume de esgoto tratado no município.
Por meio do Pacto das Águas São Paulo, dos cerca de 800 signatários do Consenso da Água de Istambul, representando 49 países, 598 são do Estado de São Paulo. Desses, 229 municípios definiram metas e completaram os procedimentos para apontar as ações realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário