quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mudanças climáticas são extremas e podem causar desastres ambientais

(por Marianne Aroca - estagiária de jornalismo da Secretaria de Comunicações de Limeira)


Foto daqui.
Nos últimos anos, o tempo tem mudado constantemente. Um dia pode fazer sol pela manhã, mas chover à noite, ou pode ter uma semana chuvosa e outra ensolarada.

Para prever o clima com exatidão é preciso considerar a média das variáveis climáticas em um longo período. Segundo o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, essas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos.

Estudiosos do tema informam que é natural que a Terra passe por alterações climáticas, esfriando e esquentando em diferentes momentos. Porém, as alterações ocorridas nos últimos anos têm sido mais rápidas e seus efeitos, mais devastadores, o que afeta profundamente a biodiversidade e acaba por desencadear uma série de desastres ambientais.

Mesquita explica que todas essas mudanças são frutos do aquecimento global. “Em um único dia temos as estações verão e inverno juntas, de manhã faz 37º e à noite a temperatura pode cair para 24º, ou vice e versa.”

Mesquita diz que quando tentamos entender como acontecem as mudanças do equilíbrio climático, descobrimos que podem ser causadas por quatro fatores principais: os gases de Efeito Estufa, os aerossóis, a radiação solar e a transformação nas características da superfície terrestre.

Para Mesquita, as atribuições significativas para essa situação referem-se às atividades humanas, que reforçam o Efeito Estufa por meio da queima de combustíveis fósseis, como o gás natural, o petróleo e o carvão mineral. “Ao queimar esses materiais são produzidas substâncias, entre elas, o dióxido de carbono e o metano, que detêm as radiações solares na Terra, causando o aumento da temperatura”, diz.

O biólogo destaca que acordos internacionais, que têm como principal objetivo reduzir a emissão dos poluentes, já foram realizados na tentativa de mudar o quadro do clima. "Esses acordos visam reduzir o efeito estufa em até 80% até o ano de 2050 e pretendem investir 100 bilhões de dólares no meio ambiente, até o ano de 2020".

Nenhum comentário:

Postar um comentário