(da Secretaria de Comunicações da Prefeitura de Limeira)
A prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), reuniu-se com representantes de supermercados de Limeira e região nesta terça-feira, 7 de fevereiro, para discutir alternativas ao uso e oferta de sacolas plásticas.
O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, explicou a necessidade da mudança: “todo material tem um tempo de decomposição e o tempo do plástico é mais de 100 anos. Ou seja, se avaliarmos a primeira sacolinha existente no mundo, há uns 40 anos atrás, veremos que ela ainda não se decompôs”, disse o biólogo.
Para o secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, o objetivo dessa mudança é estimular hábitos sustentáveis nos consumidores, em benefício do meio ambiente, além de oferecer alternativas confortáveis à sacola plástica. “Essa é uma iniciativa que engloba o Estado como um todo e é preciso pensar em todas as partes afetadas”, explicou ele.
Dentre os ajustes discutidos, o destaque é o prazo de 60 dias que teve início no dia 3 de fevereiro para a desagregação da cultura de utilização de sacolas descartáveis nos supermercados.
O representante do supermercado Zomper, Charles Zomer Pereira, está de acordo com a proposta: “para o consumidor não haverá grandes mudanças, mas para o meio ambiente fará uma enorme diferença”, enfatizou Pereira.
Segundo os representantes do supermercado Enxuto, Daiane Soares e Marcos Aurélio Marcemiro, a empresa pretende aderir à campanha, contanto que esteja de acordo com as normas. “Não querermos que haja nenhum prejuízo ou inconveniente para os clientes”, ressaltou Daiane.
De acordo com os representantes da rede Sempre Vale, Jorge e Djalma Marques, hà 3 anos o supermercado já busca substituir sacolas plásticas por caixas de papelão, como opção para o consumidor. “Somos a favor e temos a intenção de cumprir com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), prosseguindo com a campanha”, disse Djalma.
O coordenador do Procon, José Reinaldo de Campos Júnior, e representantes dos supermercados Caetano, Bolsão de Cereais, Vitória, Bom Mix, Super Bom e Rede Econômica também participaram da reunião. Novos encontros serão agendados futuramente e haverá divulgação das medidas que serão adotadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário