segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Com baixa umidade, população deve manter cuidados com a saúde


por Letícia Benetton, estagiária de jornalismo da Secretaria de Comunicações


(Foto: Wagner Morente)
Inversão térmica: partículas em suspensão em Limeira
O período de inverno é conhecido por potencializar várias doenças típicas da época, como gripes e alergias. Porém, este ano, outro fator vem preocupando: a baixa umidade relativa do ar. Nas últimas semanas, Limeira registrou níveis baixos de umidade. Nesta segunda-feira, 27 de agosto, chegou a 37%, de acordo com dados do site climatempo.com.br. O nível ideal é entre 50% e 80%, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Abaixo de 30%, a região entra em estado de atenção. Além da falta de chuva, as queimadas vêm agravando esta situação, pois saturam ainda mais o ar.  

De acordo com o balanço fornecido pela Defesa Civil, este ano foram registrados, de 1º de janeiro a 21 de agosto, 76 ocorrências pelo telefone 199 e 16 ocorrências em atendimentos em campo. Das 76 ocorrências, oito foram queima de lixo e entulho ao ar livre, 65 em matos e três em cana de açúcar. Já das 16 ocorrências atendidas em campo, duas foram em queima de lixo e entulho ao ar livre e 14 em matos. 

A baixa umidade tem causado desconforto na população, porém algumas atitudes podem ajudar a diminuir os problemas causados pela falta de chuva, apesar do site climatempo.com.br apontar que a previsão é de chuva nesta terça-feira, 28 de agosto, no período da tarde.

De acordo com o pneumologista Danilo Gullo, nessas condições climáticas é bastante comum ocorrerem complicações respiratórias, irritação dos olhos e ressecamento da pele. Gullo ainda ressalta que, com o clima seco, há também aumento nas patologias. “As doenças mais comuns nesta época do ano são sinusite, pneumonia, rinite alérgica, crises asmáticas com mais frequência, bronquite, gripes e resfriados”, diz o pneumologista.

Para prevenir o organismo dessas doenças, Gullo dá algumas dicas, como evitar ambientes fechados e aglomerados, não ficando muito tempo dentro de salas com ar condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente, usar soro fisiológico para limpeza da mucosa das narinas e, se necessário, utilizar um umidificador e bacias com água e toalhas molhadas, que também podem ajudar a manter o ambiente mais úmido.

Cuidados com exercícios físicos

Nesta época do ano, a prática de atividades físicas sem controle pode ocasionar problemas graves à saúde, como forte desidratação. A nutricionista Lilia Maria Alves Gomes recomenda que, antes de praticar exercícios, deve-se consumir algum alimento que seja fonte de carboidrato, como uma banana ou uma barra de cereais. “O importante é não ir para a prática física com o estômago vazio”, afirmou. “Durante os exercícios, o corpo deve ser constantemente hidratado, de preferência com água pura. E, ao término, deve-se alimentar dando preferência aos alimentos que são fontes de proteína, como iogurtes ou uma refeição completa, por exemplo", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário