quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Defesa Civil alerta sobre a baixa umidade do ar

por Karen Costa, estagiária de jornalismo da Secretaria de Comunicações (Prefeitura de Limeira)

Queimadas agravam situação (Foto: Arquivo JL)
A baixa umidade do ar é um agravante no período de inverno. Com isso, a Defesa Civil realiza todos os anos, desde 1998, no período de maio a setembro, a Operação Inverno. A medida visa, através de ação integrada entre os seguimentos da sociedade civil, prevenir, conscientizar e controlar situações que possam contribuir de forma negativa para a qualidade do ar em nossa região.  

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Miquéas Balmant, essa Operação tem como objetivo educar a comunidade sobre os problemas da poluição do ar nesta época do ano e reduzir as emissões de poluentes atmosféricos, principalmente os materiais particulados, visando à obtenção da melhor qualidade do ar.

Esse trabalho da Defesa Civil ocorre através de palestras e concursos para os alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino e também nas escolas técnicas particulares.           

Para difundir informações sobre queimadas, qualidade do ar e baixa umidade relativa são divulgados cartazes, folhetos, dados da qualidade do ar, dados meteorológicos e dados sobre doenças do aparelho respiratório.  

Combate e fiscalização
Através do telefone 199, a Defesa Civil realiza a fiscalização das seguintes atividades: emissão de fumaça de caldeira de indústrias e por veículos com motor desregulado; queima de resíduos industriais ao ar livre; queima de palha de cana; emissão de poeira de vias não pavimentadas; queima de mato; de lixo e entulho ao ar livre, de pneus, de plásticos, além de realizar abordagem e acolhimento a moradores de rua.    

De acordo com balanço de atendimentos, realizado pela Defesa Civil, entre 1º de janeiro e 6 de agosto deste ano foram registradas 51 ocorrências, recebidas pelo telefone 199. Já o índice pluviométrico é de 14,1 mm de chuva em janeiro deste ano e 1,45 mm no mês de julho.

Cuidados com a saúde
Com o clima seco há também aumento nas patologias. De acordo com o médico pneumologista, Danilo Gullo, nessas condições climáticas é bastante comum “ocorrer complicações respiratórias, devido ao ressecamento das mucosas, podendo acontecer ainda sangramento pelo nariz, irritação dos olhos e ressecamento da pele”.

As doenças mais comuns nesta época do ano são sinusite, pneumonia, renite alérgica, crises asmáticas com mais frequência, bronquite, gripes e resfriados. Para prevenir o organismo dessas doenças, Gullo dá algumas dicas:

- Evitar ambientes fechados e aglomerados, não ficando muito tempo dentro de salas com ar condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente;

- Ingerir bastante líquido e diminuir a quantidade de exercícios físicos;

- Manter uma alimentação saudável também ajuda na defesa do organismo contra essas doenças;

- Usar soro fisiológico para limpeza da mucosa das narinas e, se necessário, utilizar um umidificador, sendo necessária a troca da água todos os dias e o monitoramento dos níveis de umidade, mantendo-o sempre limpos os filtros;

- Bacias com água e toalhas molhadas também podem ajudar a manter o ambiente mais úmido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário