sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Limeira perde ativista ambiental fundador de ONG PreservAÇÃO


por Roxane Regly, para o Jornal de Limeira

Pareja: fundador da PreservAÇÃO
Limeira perdeu anteontem um de seus principais militantes em prol do meio ambiente. Morto aos 69 anos, o engenheiro agrônomo José Marco Antônio Pareja Cobo foi sepultado na tarde de ontem. Natural do Equador, Marco Pareja era bastante conhecido por defender causas ambientais e incentivar a preservação do meio ambiente em Limeira e região.

Pareja foi um dos fundadores da ONG PreservAção. A organização não-governamental começou sua atuação em 21 de fevereiro de 1989, ou seja, há 23 anos. Segundo a atual presidente, Elisangela Pova, Pareja esteve sempre à frente dos trabalhos e foi um dos mais engajados na causa ambiental. "Até morrer, ele ainda participava dos compromissos oficiais da ONG, dando conselhos e ajudando com sua experiência", comentou.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Domingos Furgioni Filho, Pareja também atuava junto à Secretaria. "Ele nos ofereceu muitas contribuições, que auxiliaram no meio ambiente da cidade de Limeira. Sentimos muito essa perda", disse o secretário.

Atualmente, Marco Pareja prestava assessoria para empresas, realizando a emissão de laudos técnicos. O engenheiro também participava do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente).

Ele morreu às 18h35 da última quarta-feira e foi sepultado no Cemitério Saudade ontem, às 15h. A causa da morte, segundo registrado pela Funerária Gullo, responsável pelo velório e sepultamento, foi insuficiência respiratória e neoplasia. Marco era casado com Maria Beatriz Bagrotto Barros de Pareja e deixa os filhos Gisela, Martinho, Alessandra e Marco.

Um comentário: