domingo, 12 de agosto de 2012

Horto Florestal e Parque Cidade: brinquedos serão trocados

por Roxane Regly, para o Jornal de Limeira

(Foto: Roxane Regly) 
Peça no Horto Florestal apresenta defeitos
Desde a semana passada, a Secretaria de Meio Ambiente de Limeira está fiscalizando praças e locais públicos onde há parques infantis (playgrounds) para verificar as condições de segurança do local. A equipe tem a meta de percorrer 180 locais. A operação foi criada após um acidente em Águas de São Pedro, em que uma criança morreu depois de ser atingida por um brinquedo desgastado. Locais com maior circulação, como o Parque Cidade e o Horto Florestal também estão inclusos nestas vistorias.

"Os brinquedos que apresentarem pequenos defeitos serão, sempre que possível, reparados no próprio local. Outros que, eventualmente estiverem mais danificados, serão removidos para que o reparo possa ser feito em oficina por funcionários da Prefeitura, e só então reinstalados. Quando o conserto for inviável, serão inutilizados e destinados a leilão", explicou o secretário do Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho.

PARQUE E HORTO
O Jornal de Limeira visitou esses dois locais. Alguns brinquedos já estão sendo substituídos, já que há problemas como parafusos espanados, balanços quebrados e madeira rachada. A dentista Renata Manzotti tem um casal de gêmeos de três anos e costuma levá-los para brincar em parques infantils como o do Parque Cidade. Ela observa que há locais que ainda precisam de mais manutenção. "Mas muitas vezes também o problema é a falta de educação do povo, que depreda os brinquedos", comentou.

Segundo o secretário, as equipes estão retirando brinquedos inadequados e substituindo por novos. Na maioria das vezes, os problemas estão relacionados a vandalismo e não ao desgaste do material. "Há muitos parques sendo depredados, onde existe a utilização incorreta, furtos de peças de metal ou cobre e até casos onde foi ateado fogo nos brinquedos de madeira", contou.

Domingos ressaltou que a operação já existe por parte da prefeitura, mas não com a intensidade da atual - causada exatamente pelo acidente fatal em Águas de São Pedro. No Horto Florestal e Parque Cidade, o trabalho de troca de brinquedos defeituosos já está sendo executado nos último dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário