terça-feira, 10 de maio de 2011

Sustentabilidade no dia a dia do trabalho

por Roxane Regly


Ter atitudes sustentáveis é cada dia mais necessário no meio em que vivemos. É delas que depende a preservação dos recursos de hoje para as gerações futuras. Tudo começa com pequenos gestos – fechar a torneira enquanto se escova os dentes, separar recicláveis, utilizar sacolas ecológicas.

A sustentabilidade ambiental ganha também as empresas, que são nada mais que a extensão do lar de cada colaborador. Algumas ações simples podem ser praticadas por cada um, pequenas ações, mas que seguem a ideia de que cada um pode fazer sua parte. É ainda um ótimo exercício de educação ambiental, para que depois a lição seja levada para casa.

ÁGUA
O uso de torneiras com fechamento automático é a melhor opção quando se fala em economia de água. Isso evita esquecimentos, vazamentos por mal fechamento e consequentemente promove o uso controlado do recurso. A instalação de válvulas de descarga com dois níveis de água também promove grande economia, pois o usuário não usará mais água do que o necessário.


A aplicação de placas ou adesivos recordando o usuário das torneiras que não tem o fechamento automático que ele deve fechá-la e reduzir o tempo de uso a somente o necessário é também uma forma inteligente e incentivadora de motivar o combate ao desperdício.

3Rs – 1º) REDUZIR

Reduzir o consumo é o primeiro passo de quem deseja ser sustentável. O uso de copos plásticos, para beber água ou tomar café, por exemplo, é um dos grandes vilões da sustentabilidade ambiental. Por isso, não há nada de mais ter uma garrafinha de água ou carregar sua própria caneca quando for tomar um cafezinho.



Devemos repensar também quantas vezes clicamos no botão “Imprimir” desnecessariamente. Podemos até ir além, na assinatura de nossos e-mails pode conter aquela mensagem a respeito de se pensar duas vezes antes de imprimir. É realmente necessário? Ou mesmo antes de criar montanhas de papéis, porque não gerar arquivos eletrônicos? Há muitas formas de se reduzir o consumo.

3Rs – 2º) REAPROVEITAR

Quando não se tem como reduzir, podemos passar para o segundo passo e tentar reaproveitar aquilo que já utilizamos. Por exemplo, e-mails, relatórios e pautas impressas, que não contenham informações confidenciais, podem virar bloquinhos para a anotação de recados. Deixa-se de gerar mais lixo e torna menor a necessidade de utilizar mais recursos para a produção de novos produtos.


3Rs – 3º) RECICLAR

E a reciclagem é o último passo do conceito chamado “3Rs”. Quando nada mais pode ser feito para diminuir o consumo ou reaproveitar o que ainda dá para ser utilizado é o momento de reciclar.

Isso pode ser incentivado tanto dentro dos departamentos, com a implementação de latas separando os materiais – papel (e-mails, relatórios), plástico (garrafinhas de água, refrigerante, copinhos), alumínio (latas de refrigerante) e vidro (mais raros, porém ainda podem estar em uso, como é o caso das garrafas de refrigerante ou copos).

Outra maneira de estimular o colaborador a reciclar é criar na empresa um ponto de coleta seletiva. O material juntado em casa pode ser levado para a empresa, onde um ecocoletor (os chamados catadores de reciclável) é chamado com certa peridiocidade, de acordo com a demanda, para levar o material. Cooperar com o trabalho desses catadores também é sustentabilidade do ponto de vista social, já que essa é a principal fonte de renda desse profissional.

Os demais materiais, que não servem para ser reciclados, são o lixo comum ou lixo orgânico. Eles sim podem ir para o lixo normal. A não ser que a ideia seja criar uma composteira e utilizar o adubo numa horta comunitária, quem sabe?

ENERGIA

A produção de energia elétrica é outra responsável por grande desgaste ao meio ambiente. Por isso, economizar é a melhor maneira de conter os abusos contra a natureza. Apagar a luz ao sair do ambiente, não deixar eletrônicos ligados de um dia para outro, baterias recarregando por mais tempo que o necessário e muitas outras formas de economizar energia são um ótimo negocio com o meio ambiente. Nesse caso voltam a valer os adesivos e placas, lembrando o colaborador a necessidade de desligar a luz e economizar.


SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Semana do Meio Ambiente, comemorada em março, e mesmo datas especiais estipuladas pela empresa, podem ser ótimas oportunidades de lembrar todos os conceitos de sustentabilidade ambiental. Nessas semanas, palestras sobre o assunto, ações coletivas, como o plantio de árvores e mutirões de reciclagem podem marcar o calendário ambiental dos colaboradores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário