terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco


Hoje, dia 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco! No Twitter, #diamundialsemtabaco.  E o que isso tem a ver com sustentabilidade? Em Limeira? Veja o quanto irá colaborar com o meio ambiente se passar um dia sem fumar. Quem sabe não seja um estímulo para uma mudança de hábito.

Uma única bituca de cigarro leva de um a dois anos para se decompor no meio ambiente, segundo a Unicef. Imagine que um fumante consome de um a dois maços de cigarro por dia. São de 20 a 40 cigarros, de 20 a 40 bitucas.

A proporção de fumantes acima dos 18 anos no Brasil, em 2010, era de 15,1% da população. O Departamento de Programas e Projetos da Secretaria da Saúde de Limeira acredita que mais ou menos a mesma porcentagem é encontrada em Limeira, ou seja, 15% dos 270 mil habitantes é igual a 40,5 mil.

As informações são de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde (divulgada em abril deste ano).

Assim, 40,5 mil pessoas gerando por dia em média 30 bitucas de cigarro soma ao final do dia um total de 1.215.000 (um milhão, duzentas e quinze mil!) que vão parar no meio ambiente, na maioria das vezes são jogadas nas ruas e praças, quase nunca em cinzeiros ou lixos!!!

Por isso, pense antes de sua próxima tragada: você depositará um resíduo que levará até dois anos para sumir do meio ambiente. Seja sustentável, pense no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário