Aconteceu ontem o lançamento da campanha "Essa idéia não se joga fora", em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio de suas secretarias e autarquias. A programação de eventos do município para o mês do meio-ambiente foi divulgada e estiveram presentes 40 ecocoletores do projeto "Reciclar Solidário". Houve apresentação da "Trupe da Solidariedade".
Para intensificar a coleta nos ecopontos do município, será realizado na segunda quinzena de junho o 3º "Mutirão Sócio-Ambiental". Os ecocoletores farão a coleta de materiais recicláveis e entrega do material de divulgação da campanha à população. Os folders e cartazes contêm o telefone da Secretaria do Meio Ambiente e informações sobre o projeto, e estarão também disponíveis nas escolas municipais, unidades básicas de saúde e Secretarias. O mutirão ocorre nos dias 13 e 14 de junho, em duas regiões no município. Participam cerca de 40 ecocoletores do Centro Comunitário do Jd. Odécio Degan.
Com o objetivo de trabalhar os conceitos de reciclagem e sustentabilidade, a campanha também terá a ação "Em prol de uma consciência por um mundo melhor". A exposição ambiental acontecerá em agosto, e contará com 17 bolas gigantes de papel, confeccionadas a partir do descarte de papel realizado durante o mês de junho pelo Fundo Social, Ceprosom e centros comunitários.
Segundo Luciana Sousa Gonçalves, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o objetivo é conseguir a adesão de todas as famílias do município à campanha "Essa ideia não se joga fora" e a preservação ambiental. "O papel do Fundo Social é articular ações em prol do meio ambiente, mobilizando a população para as causas sociais, entre elas a ambiental, trabalhando em parceria com outros setores por uma Limeira melhor", disse.
A gincana de recolhimento dos materiais começa a partir da próxima segunda, dia 6, até o dia 15 de julho. Os adolescentes dos projetos do Ceprosom irão confeccionar as bolas de papel utilizando a papietagem, técnica para produção de peças artísticas por meio de colagem. O objetivo é trabalhar com os adolescentes conceitos de reciclagem e sustentabilidade, além de, por meio do impacto visual, levá-los a uma reflexão sobre suas atitudes cotidianas em relação ao meio-ambiente.
O secretário do Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, informou que no domingo, 5 de junho, acontece das 8h30 às 12h30, no Parque Cidade, a "Manhã Verde", em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento contará com jogos, brinquedos, apresentação da Banda Arthur Giambelli, plantio de mudas, contação de história, entre outras atrações. "É uma alegria comemorar uma data tão importante como esta, um momento de reflexão para todos nós sobre o futuro do planeta", diz ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário