sábado, 18 de junho de 2011

Estudantes de Engenharia Ambiental visitam sede do Comitê de Bacias PCJ

 (com informações do site da faculdade / Fotos: Divulgação/ISCA)

Alunos do 1º e do 3º semestre de Engenharia Ambiental do Isca Faculdades visitaram no último dia 4 de junho a sede do Comitê das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) em visita à Casa Modelo Ecológica. Na oportunidade, os alunos puderam conhecer as atividades desenvolvidas pelo Comitê na região de Limeira, quanto à questão do Manejo dos Recursos Hídricos e Racionalização do Uso da Água. 

Em seguida, foi possível conhecer o projeto "Casa Modelo Experimental", desenvolvido pela Entidade em parceria com empresas do setor privado e instituições públicas. Neste projeto, foram apresentadas tecnologias sustentáveis e acessíveis para a construção de obras civis, como material de construção de origem reciclada, dispositivos para redução do desperdício de água para a redução do gasto e consumo de energia, além de estratégias viáveis para o reuso de água da chuva, utilização de energia solar e aproveitamento da luminosidade no interior de construções. Acompanhou o grupo de estudantes o professor Alexandre Vilella, do curso de Engenharia Ambiental do ISCA Faculdades e também gerente técnico do Comitê PCJ, e a professora Luciana Savoi Rossi, coordenadora do curso.

O Limeira Sustentável conversou com o estudante Danilo Cecato, 18 anos, presente na visita. O jovem considera que em qualquer formação acadêmica é essencial a realização de viagens, seminários, workshops, para que haja um estreitamento entre os profissionais que já atuam na área e os alunos do curso. "Isso para obter o melhor conhecimento e estar sempre atualizado, aplicando a teoria na prática ou vice-versa", considerou.

Ele acredita que a visita ao Comitê PCJ trouxe bons resultados. "A visita me deu melhor visão de como aquele órgão atua perante os municípios consorciados, assim como pude conhecer exemplos de novas tecnologias sustentáveis quanto às questões ambientais. A atuação do aluno nestas visitas técnicas, corroboram para a melhor formação do profissional de amanhã", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário