(da assessoria - Sandra Alves)
Alunos da EMEIF José Paulino de Araújo Varga, do Parque Hipólito, trocaram a sala de aula na manhã de hoje por uma importante lição de educação ambiental, realizada às margens do Ribeirão Tatu. A caminhada ecológica foi promovida pela Foz do Brasil e reuniu duas classes do 3º ano. Cerca de 30 estudantes com idade entre sete e oito anos participaram. A atividade com as crianças faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da concessionária em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Assim que chegaram, as crianças conheceram um pouco da história do Ribeirão Tatu, principal curso de água que corta a cidade, e participaram de um bate-papo sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial, dos rios, para a continuidade da vida no planeta.
Em seguida, a caminhada foi iniciada e durante o percurso os alunos vestiram luvas e foram recolhendo o lixo que encontram pelo caminho. Segundo a analista de meio ambiente da Foz do Brasil, Mona Lisie Pavan Ribeiro, a intenção dessa ação foi que as crianças percebessem como a atitude do homem interfere na preservação da natureza. “Explicamos a elas que o lixo que jogamos lá no bairro onde moramos vai parar sempre nos rios e isso elas puderam visualizar na prática”, explica Mona Lisie.
Para a professora Cintia Branco, a ação de educação ambiental realizada às margens do ribeirão teve um intuito bastante eficaz e certamente as crianças irão lembrar dessa experiência por muito tempo. “Nessa faixa etária as crianças precisam vivenciar as situações para assimilar melhor o aprendizado, por isso acho que o resultado foi positivo e as crianças aprenderam praticando”, avalia Cintia.
Monique Isabela Silva Bernardes, de oito anos, gostou da experiência de estar próxima do ribeirão, mas não aprova a atitude de algumas pessoas que sujam as ruas e os rios jogando lixo em qualquer lugar. “Na minha casa, eu e minha família não jogamos lixo na rua. Acho que todas as pessoas deveriam ser assim”, analisa.
Quando chegaram à margem esquerda do ribeirão, as crianças foram surpreendidas por um delicioso piquenique servido em um bosque no Vale do Tatu, com bolo, lanche, pão de queijo, suco e frutas à vontade. Mesmo durante a refeição, as crianças foram estimuladas a não deixar lixo no local e cada uma ficou responsável em recolher o seu resíduo. Para Natan Henrique de Souza Miller, de sete anos, o piquenique foi a grande surpresa da caminhada. “Eu nunca fiz um piquenique e de tudo, o que eu mais gostei foi das frutas”, comemora.
A caminhada ecológica contou com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário