quarta-feira, 1 de junho de 2011

Atores de Limeira discutem sustentabilidade em escolas

(por Ivan Costa, para o Jornal de Limeira)


Teatro, sustentabilidade, crianças e estrada. Há quatro meses, este é o cenário de dois atores de Limeira - Carla Cocenza Lorizolla, 22 anos, e Stanley Alexander Brandino, 27. Eles fazem parte do projeto "Cena Ambiental", que percorrerá até dezembro 80 cidades do Sul e Sudeste do país, levando conscientização ambiental para crianças de 6 a 12 anos. A primeira fase será no Sul e em algumas cidades do sudeste, e a segunda no Sudeste.

As viagens são realizadas em um ônibus customizado e o grupo conta com cinco atores e dois técnicos de áudio e vídeo. Há também produtores e um precursor, que visita as cidades antes da chegada para decidir os locais das apresentações. "Fazemos teatro de fantoches, entregamos revistas e material para que os alunos, junto aos professores, possam dar continuidade ao que foi ensinado. Eu e outra atriz revezamos para ensinar as crianças como fazer a reciclagem", explicou Carla. O teatro itinerante é um projeto da produtora STR Eventos, com patrocínio da Tetra Pak e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Segundo ela, o retorno é imediato e está sendo positivo, pois ao final das apresentações, as crianças colocam em prática o que aprenderam. "Mostramos a forma correta de se descartar caixas de leite. Quando elas recebem produtos de clientes da Tetra Pak (em algumas cidades, há degustação de achocolatados), mostram que prestaram atenção no teatro e nas explicações", falou.

TEATRO
Stanley pisou pela primeira vez em um palco há 13 anos e não atuava desde 2009. Para participar do projeto, largou o trabalho. "Voltar a atuar foi um presente e estou dando continuidade a algo que estava adormecido. Em agosto, iniciaremos a segunda fase em Limeira e pretendo levar minha filha para entender por que seu pai está longe de casa há tanto tempo", disse.

Carla faz teatro há 15 anos. Nos últimos três, esteve em São Paulo. Ela recebeu o convite para participar de um grupo da capital do Estado. "A distância frisa para nós a importância de tudo isso. Algumas pessoas se espantam quando descobrem de quão longe somos", falou.

A seleção dos dois atores foi feita por meio de indicação e, posteriormente, entrevista. Segundo Carla, a produtora levará o "Cena Ambiental" em 2012 para a região Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário