terça-feira, 14 de junho de 2011

Toneladas de material reciclável arrecadadas em mutirão

(com informações da assessoria de imprensa do Fundo Social - Thayla Ramos / Fotos: Divulgação)

Duas toneladas de material reciclável foram recolhidas neste início de semana em Limeira. A ação fez parte do 3° Mutirão Sócio-Ambiental, realizado por secretarias e autarquias municipais. Foi arrecadado todo material feito de papel, metal, plástico, entre outros itens compostos por material retornável.

Ao todo foram recolhidos 2.095 quilos de materiais recicláveis, sendo que 1.333 quilos foram coletados na segunda-feira, dia 13, e 722 kg na terça-feira, dia 14. Em valores, a ação totalizou R$ 478, que serão divididos ecocoletores participantes.


A AÇÃO

O mutirão foi realizado por um grupo de 23 ecocoletores do Centro Comunitário do Jardim Odécio Degan, que integram os 200 ecocoletores cadastrados no projeto “Reciclar Solidário”. O evento aconteceu das 6h às 13h. Os ecocoletores realizaram a coleta de materiais nas residências do Victorio Lucato, Graminha I, II e II, Ouro Verde e Cason.

A operação foi dividida em quatro fases: coleta, ponto de apoio, separação e venda. Os ecocoletores, assim que recolhiam certa quantidade de recicláveis, entregavam o material ao grupo de apoio, responsável em repassar para o caminhão. Completada a carga máxima do caminhão, o material era enviado ao Centro Comunitário do Ouro Verde para o processo da separação.

Silvana Oliveira, coordenadora do projeto, ressalta que a meta de preservar o meio ambiente, ajudando os ecocoletores a gerar renda através da reciclagem, foi atingida. “Os trabalhos foram positivos em relação ao último mutirão, pois conseguimos obter bons resultados realizando a coleta em uma área menor”, explica. A ecóloga ressalta ainda que os mutirões passarão a ser realizados periodicamente, visando abranger todas as regiões do município.

Fazem parte da ação o Fundo Social de Solidariedade e o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário